28 de novembro de 2011

Ordenação Presbiteral

 Padre Helenivaldo é ordenado presbítero na Catedral em Jataí

A Ordenação Sacerdotal é um momento muito especial em uma comunidade. É uma ocasião de grande importância tanto para aquele que será ordenado, como para a Igreja inteira. A Ordenação Presbiteral de Helenivaldo Ferreira dos Santos aconteceu neste sábado, 26, às 9h na Catedral do Divino Espírito Santo em Jataí. Ele escolheu como tema para sua Ordenação: Sacerdote Segundo Coração de Jesus!  E o lema: Para curar corações!

Foi uma cerimônia de beleza sóbria, comovente para nossa fé e nossa vida cristã, emocionando todos os que a ela assistiram: paroquianos, parentes e, principalmente, os familiares do ordenando.

O rito da celebração se iniciou com a entrada de nosso Bispo Diocesano Dom Majella e sua saudação ao povo. A seguir, teve lugar a Liturgia da Palavra, na qual foram lidos textos relativos ao sacerdócio, à missão do padre na Igreja, no mundo e na história. Depois disso, começou propriamente o rito ordenacional. Diácono Helenivaldo em seu desejo de ser ordenado padre foi chamado a se apresentar. Num gesto muito belo e simbólico, despediu-se de seus familiares e saiu do meio do povo, para apresentar-se no presbitério, dizendo: “Aqui estou”. Esta declaração reflete uma decisão tomada, às vezes, há longo tempo. A despedida dos pais implica um sacrifício, uma doação que a família faz de um de seus membros para o serviço exclusivo da Igreja.

A seguir, o Bispo dirigiu-se à assembléia, aceitando-o, para servir definitivamente à Igreja, em nome da Trindade: o Pai, que o chamou, o Filho, em nome de quem ele vai agir como sacerdote, e o Divino Espírito Santo, que vai ungi-lo.

Dom Majella em sua homilia disse que Helenivaldo em sua dignidade estava assumindo naquele momento um compromisso, uma ação marcada pelo Espírito Santo que move todo o ser, todo o agir, toda a Igreja. Para nosso bispo, padre é aquele que ama, que apascenta as ovelhas, é Cristo o bom pastor. Ser padre é um sacramento que brota do agir de Jesus Cristo, é um homem tirado do meio do povo para servir o povo. A nossa santificação consiste em amar Jesus Cristo. Segundo Dom Majella, um sacerdote só consegue curar corações curando os corações dos pobres.

Com as sábias palavras de Dom Majella chegamos à conclusão que o povo quer ver Jesus, na pessoa do padre, o povo quer ver as mãos ungidas, para ungir outras pessoas. Esta prerrogativa do padre, de ser revestido de Cristo, implica que a sua palavra não seja dele próprio, mas de Cristo. A Ele empresta a sua voz e a sua inteligência, para levar, mais uma vez, a mensagem do Evangelho ao mundo de hoje, adaptada às muitas indagações e carências. Seus gestos reproduzem aqueles que Jesus instituiu e mandou repetir: os Sacramentos, fontes de graça para nossa santificação.

Dom Majella dirigiu-se, novamente, ao diácono, para confirmar sua intenção de abraçar o sacerdócio, com as disposições e renúncias necessárias. Prostrado por terra, Helenivaldo manifestou o reconhecimento de sua nulidade, fraqueza, pequenez, diante da grandiosidade do ofício que estava prestes a assumir. A comunidade se ajoelhou e entoou a Ladainha de Todos os Santos. Parece-nos que todos os santos invocados naquele momento, impuseram suas mãos sobre sua cabeça em sinal de bênção.

Finalmente, chegou o momento central da ordenação, que consiste na imposição das mãos pelo Bispo. Esse gesto vem desde os tempos mais antigos dos Patriarcas, passando por Jesus, pelos Apóstolos e chega até nossos dias. Os padres que ali se encontravam, compondo o Presbitério, também impuseram individualmente as mãos sobre a cabeça do ordenando. Foi um momento de muita emoção, no reconhecimento da presença do Espírito Santo. Em seguida Helenivaldo foi consumado sacerdote para todo o sempre.

Já como padre revestiu-se dos paramentos sacerdotais: a estola, símbolo do poder e da santidade do sacerdócio e a casula, traje próprio para a celebração do sacrifício da Eucaristia. Num outro belo gesto, Dom Majella voltou a chamar o neo-sacerdote para ungir-lhe as mãos.

No momento propício, foram apresentadas as ofertas, o pão e o vinho, para serem usados nesta primeira Missa, que ele concelebrou com o Bispo. Essas ofertas simbolizam, também, o que o padre vai fazer a vida inteira: repetir os gestos de Cristo, na mesma entrega, deixando-se consumir para o bem do povo.

Ao término da cerimônia, o Bispo convidou o recém-ordenado a dirigir sua primeira palavra ao povo de Deus e dar-lhe a bênção de suas mãos ungidas, agindo, a partir de agora, na Pessoa de Cristo.

Seu gesto suscitou grande comoção entre o povo. Conclui-se a Ordenação com a bênção do celebrante. Ao final, Dom Majella, agradeceu a mãe do agora Pe. Helenivaldo, pela coragem de acompanhar seu filho nessa decisão, e pela generosidade de oferecê-lo à Igreja. Anunciou também que a paróquia Nossa Senhora d’Abadia de Quirinópolis seria agraciada com a permanência do Padre Helenivaldo em seu meio.

Primeira missa

A primeira missa do Padre Helenivaldo em nossa paróquia foi celebrada no dia 27 às 19 horas na Igreja Matriz. Esteve presente na celebração, Padre Ciro Ricardo da Silva Freitas da cidade de Dourados. Este acontecimento será eternizado em nossa história. Contaremos aos nossos netos como o nossa cidade foi abençoada no dia em que Pe. Helenivaldo sagrou-se padre, sacerdote para sempre. É Deus que revela o seu amor por nós e pede a nossa resposta.

Rezamos ao Senhor da messe, que chamou este jovem como operário para a sua messe para que nesta messe persevereis até ao Primeira missafim. Hoje, como Zacarias disse no dia do nascimento de João, a Igreja dirás para você: E tu menino serás chamado Profeta do Altíssimo (Lc. 1, 76).

Que a perseverança de nosso novo Padre seja o fruto das orações que hoje elevamos ao Senhor! Persevere como profeta do Altíssimo! Perseverai como sacerdote de Jesus Cristo! Produzi frutos abundantes!

“O teu sim nos encheu de contentamento. Saiba que seremos presença em todos os momentos da tua vida. Deus que te inspirou, acolheu e conduziu, estará sempre contigo”. Hoje rezamos por você! Amanhã você nos conduzirá ao Céu.