30 de abril de 2012

Confraternização

Pe. Nixon de Arújo Felix
Reitor do Semináio Menor da Diocese de Jataí e
Promotor vocaional da Diocese de Jataí 

Confraternização e oração


Na tarde do domingo do dia 29 de abril, os seminaristas e eu nos dirigimos para a Fazenda Sonho Encantado, de propriedade do Sr. João Santos, no município de Santa Helena de Goiás, para fazermos a experiência do Retiro

espiritual. Em conformidade com o Ano Diocesano da Palavra, tivemos como tema “A Palavra de Deus na vida dos seminaristas”. Foram dois dias de oração, reflexão, convivência e lazer, onde pu- demos aprofundar nossa intimidade com a Palavra Encarnada, Jesus Ressuscitado. No final de cada manhã, depois de termos rezado e meditado em silêncio e solidão, fazíamos uma partilha sobre os frutos deste período rico de encontro com Cristo. Quando Dener Filho estava às margens do Rio Verdão, disse-nos que rezou assim: “Essas águas que vão passando lentamente, lentamente vão aumentando minha vocação. E no embalo desta manhã eu refletirei o meu eu para decidir o meu futuro. Com firmeza decidirei o que devo ser, mas a decisão não é só minha. Conforme as águas passam e um dia hão de cair na imensidão do mar, eu também estou aqui; estou sozinho, os minutos passam, mas esta solidão está completamente cheia, e cheia da peça mais importante que vai me tornar pescador de homens, que é Deus.”

Pe. Nixon entre os jovens seminaristas

Monges Beneditinos

Mosteiro São bento em Mineiros

Jubileu de Ouro dos Monges Beneditinos


Famílias comemoram o Jubileu de Ouro de seus pais e avós, como um momento para valorizar as memórias de dedicação e amor. Nós monges também tivemos essa oportunidade. Cinquenta e um anos atrás a Abadia de São Bento em Kansas nos Estados Unidos enviou alguns de seus monges ao Brasil para fundar outro mosteiro. Eles foram recebidos na cidade de Mineiros, Goiás, em 26 de abril de 1962, cinquenta anos atrás. O Abade atual da Abadia, Dom Barnabas Senecal, veio para celebrar o evento solene conosco.  Ele apresentou-nos um cálice para usar em nossas massas que simbolizam os nossos esforços unidos para viver e fortalecer o vínculo do amor no Senhor ressuscitado. Ele participou das três missas de Ação de Graças, deixando sua mensagem de gratidão e encorajamento: na Igreja de São Bento, sábado, 28 de abril, presidida pelo Bispo Herbert Hermes, OSB, na Matriz Espírito Santo, Igreja, domingo, 29 de abril, presidida por Dom Rodrigo Perissinotto, OSB, e no Mosteiro de São Bento em Goiânia, segunda-feira, 30 de abril. Nesta casa de formação em Goiânia, Prior Duane Roy, OSB, presidiu e pregou na missa concelebrada pelos bispos eméritos, Dom Antônio e Dom Heriberto.  A Igreja do Espírito Santo em Mineiros é onde os monges missionários começaram o Priorado São José, e exerceram seu ministério paroquial até a criação da Paróquia de São Bento em 2010, uma segunda paróquia na cidade de Mineiros.

Em Goiânia, no dia seguinte à celebração, a família veio ao mosteiro para celebrar a missa da tarde com a gente. O casal participa dos Oblatos Beneditinos. Eles participaram na celebração histórica na noite anterior. Aproveitei a oportunidade para perguntar o que eles considerados significativos sobre a celebração. Ele disse que cinquenta anos fala de permanência e estabilidade. Usando uma comparação de sua vida profissional como vendedor explicou que alguns produtos estão nas prateleiras por mais tempo do que outros, mas estes também perdem a popularidade. A vida monástica é um produto em oferta por um longo tempo, e continua forte até hoje! Claudia, sua esposa, disse que percebeu uma alegria tranquila quando alguns dos monges falaram de seus confrades no passado, e em relatar estórias irradiavam orgulho do seu passado, e contentamento por fazer parte deste grupo de monges.

Arcebispo emérito de Goiânia, Antônio Ribeiro de Oliveira, esteve presente para o evento em Goiânia, como era o Bispo emérito da Prelazia de Cristalândia, Dom Heriberto John Hermes, OSB, que completa 50 anos como membro do Priorado de São José, no final deste mesmo ano.

Dom Herbert atestou da maneira pela qual os monges americanos relacionaram com os brasileiros ao longo dos anos, ouvindo e aprendendo, em posição de diálogo. Sua chegada ao Brasil coincidiu com a abertura do Concílio Vaticano II. Ele disse que os monges assimilaram o espírito e os ensinamentos deste Conselho, especificamente, a importância da formação e participação dos leigos na Igreja. Ele ressaltou a hospitalidade das famílias na cidade de Mineiros, que abriram para nós suas casas e seus corações, que facilitou para os monges de se adaptar e ‘encarnar’ numa cultura diferente. Ele também enfatizou a centralidade do “Ora et Labora” – Oração e Trabalho - o carisma beneditino em nosso testemunho de missionários.

Dom Joaquim Carlos, que ingressou no mosteiro São José em 1974, compartilhou com o grupo de amigos, oblatos, clérigos e religiosas que era o Arcebispo Dom Antônio que gentilmente recebeu os monges na Arquidiocese de Goiânia, incentivando-os a construir sua casa monástica de formação, não  necessitando de assumir uma paróquia, mas para manter as portas abertas para leigos e clérigos que procuram orientação espiritual e reconciliação sacramental.

Dom Heriberto, Monjes Beneditinos e Padres Diocesanos durante a
 comemoração dos 50 anos da chegada dos Monges em Mineiros, GO

Dom Vinicius, nosso mais jovem monge presbítero, resumiu: “Fizemos um profundo olhar ao nosso passado com esta celebração, e alegramos com gratidão. Precisamos agora olhar para frente, não só para planejar e administrar nossas atividades, mas para sermos homens de visão do carisma beneditino e evangelização.

Com o coração agradecido e esperança renovada abraçamos o futuro. Agradecemos a cada um de vocês por seu apoio e preces.
Por Dom Rui, OSB, Prior

Mosteiro São José
Av. Antônio Carlos Paniago s/n
Setor São Bento.
Telefone: (64) 3661-1388