1 de março de 2012

Páscoa

Mensagem para Páscoa Dom Majella, C.Ss.R.
Bispo diocesano 

Rev.mos Párocos, Vigários paroquiais, diáconos, administradores pastorais, comunidades religiosas e lideranças leigas

Amados irmãos e irmãs,

Cristo vive. Isso constitui a causa de nossa esperança, mas também constitui a fonte de nossa fé. Ao celebrar a festa da Páscoa é preciso vivê-la com particular intensidade e no duplo aspecto de morte e ressurreição do Senhor, de aniquilamento e comunhão, de cruz e esperança.

Estamos no Ano Diocesano da Palavra de Deus, ano de renovação interior, de conversão total, de formação, celebração e acolhida orante pela leitura e meditação da Sagrada Escritura. A Palavra de Deus é acontecimento, em que o Pai entra na história, em que o Filho prolonga o mistério de sua Páscoa e o Espírito atua com sua força. Com o Apóstolo Tiago permito-me suplicar-lhes, como humilde cooperador de Deus e ministro da Palavra: “Tornai-vos praticantes da Palavra e não simples ouvintes.” (Tg 1,22).

Como eu gostaria que este ano, em cada paróquia, em cada capela, em cada comunidade cristã, a Páscoa fosse uma visível e contagiante manifestação da alegria que nasce de corações novos, definitivamente mudados pelo encontro com o Senhor ressuscitado e no redescobrimento da sua Palavra, comprometidos com o próprio Deus da vida, que é Palavra que ama, salva, transforma e liberta. A Páscoa tem que deixar em nós a segurança de que Cristo vive e prossegue peregrinando conosco na história.

Quero insistir na terceira urgência do nosso Plano Diocesano de Pastoral: “Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral”. A Palavra de Deus atua e frutifica à medida em que houver uma resposta de vida de fé, de esperança e de caridade da parte dos que a escutam. A resposta de fé supõe explicação e compreensão da Palavra. “Como é que vou entender se ninguém me explicar (At 8,31)”? Daí se pode entender a necessidade do estudo da Sagrada Escritura, a ser planejado de maneira correspondente às necessidades das pastorais e da pastoral de conjunto.

A Igreja é, em Cristo, comunhão universal da fé, da esperança e da caridade. Mas a nossa diocese tem um compromisso especial com a Igreja no Brasil, na América Latina e Caribe neste ano de 2012: no coração de cada sacerdote, de cada religiosa e religioso, de cada leigo e leiga e de cada pessoa de boa vontade, que busca a Deus “com coração sincero”, haverá de experimentar-se a eficácia da Palavra de Deus, já que “para sempre, Senhor, como os céus, subsiste a vossa palavra” (cf. Sl 119,89). Como nos interpela o Papa Bento XVI: “que o nosso coração possa dizer a Deus cada dia: “Sois o meu abrigo, o meu escudo, na vossa palavra pus a minha esperança” (Sl 119,114), e possamos agir cada dia confiando no Senhor Jesus como São Pedro: “Porque Tu o dizes, lançarei as redes” (Lc 5,5) (Verbum Domini, 10)

Abraço-os e os abençoo de coração, em Cristo e Maria, Mãe dos Apóstolos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário