31 de outubro de 2011

Encontro com prefeitos

A Diocese de Jataí (GO), no Sudoeste Goiano, realizou um encontro com prefeitos no dia 22 de outubro, com a participação dos Prefeitos do sudoeste goiano. O encontro fez parte das comemorações dos 80 anos de posse como administrador apostólico de Dom Germano, 70 anos de sua ordenação, posse como bispo prelado e 50 anos de seu falecimento. Este ano de 2011 comemoram-se ainda os 50 anos de ordenação episcopal e posse como segundo bispo diocesano, Dom Benedito.

O atual Bispo Diocesano de Jataí, Dom José Luiz Majella Delgado convidou os prefeitos da diocese, que compreende 25 municípios, para um momento de reflexão. O sudoeste goiano faz parte da tradição pessoal do nosso povo. Este povo, a nós confiado é obrigatoriamente ligado a terra, ao seu território. O município é o lugar privilegiado não só de suas características naturais como cerrado, rios e o solo, mas é, principalmente, onde nossos antepassados deixaram a sua marca, onde eles cresceram, onde eles construíram a sua história de vida, e que nós herdamos esses valores, disse o Bispo em seu discurso.

Antes de encerrar, lembra Dom José Luiz Majella, somos confrontados com transformações que interrogam a nossa identidade e a nossa fé até aos fundamentos. Convido a todos, vamos assumir atitude de discernimento crítico, várias vezes lembradas pelo Papa Bento XVI, quando nos convida a fazer uma releitura do presente a partir da perspectiva da esperança que o cristianismo oferece como dom.

Lembrou o Bispo aos prefeitos, que dividam a liderança para assumir a responsabilidade, ela não pode ficar ligada a uma só pessoa. “O povo joga nas costas do líder a responsabilidade pelo próprio destino”, salientou ao citar trechos da Bíblia Sagrada com o tema.

Na oportunidade, foram apresentadas todas as obras sociais realizadas pela Diocese de Jataí na região sudoeste goiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário