28 de março de 2011

Celebração

A diocese de Jataí (GO) celebrou no dia 26 de março de 2011, o jubileu de dom Germano Vega Campon (80 anos de posse como administrador apostólico e 70 de ordenação e posse como primeiro bispo prelado de Jataí). O Jubileu foi dedicado também ao segundo bispo diocesano de Jataí, dom Benedito Domingos Cóscia, (50 anos de ordenação episcopal e posse como bispo diocesano).

Para o bispo diocesano de Jataí, dom José Luiz Majella Delgado, a diocese vive um momento de graça em poder celebrar o Jubileu de dom Germano e dom Benedito. “Esse é um tempo rico de grande simbologia para nossa Igreja Diocesana. Simbologia, pois, a experiência de fé dos bispos dom Germano e dom Benedito é, entre nós, um sinal de abnegação e de entrega a Deus”, disse o bispo.
Ainda segundo dom Majella, para celebrar o Jubileu, foi feito na diocese uma revisão da história da Igreja particular de Jataí com o objetivo de tornar conhecida a história da diocese e dos bispos que já passaram por ela. “O ano jubilar iniciava-se sempre com uma revisão da história. Revisava-se a história para dar um novo sentido ao tempo que se iniciava a partir da proclamação do Jubileu”, frisou.
Dom Majella completou destacando que, “a partir desse jubileu e iluminados pelo Documento de Aparecida, queremos iniciar um tempo de revisão de nossa caminhada pastoral. Escolhemos como temas prioritários de nosso trabalho: a catequese, a liturgia e a caridade”.

Histórico

Criada prelazia no dia 21 de junho de 1929, pela Bula “Solicitudo Quae in Omnes”, do papa Pio XI, a Igreja particular de Jataí foi desmembrada da antiga arquidiocese de Goiás. Um ano depois, em 20 de outubro de 1930, foi nomeado como administrador apostólico, frei Germano Vega Campon, OESA. Aos 19 de abril de 1941, dom Germano foi nomeado primeiro bispo prelado ordinário de Jataí e titular de Oreo. A ordenação Episcopal aconteceu no dia 1º de junho do mesmo ano.

Jataí recebeu o título de diocese no dia 26 de março de 1956. O fato aconteceu a partir da criação da arquidiocese de Goiânia, pelo papa Pio XII. Em 1957, dom Abel Ribeiro Camelo se tornou o primeiro bispo diocesano de Jataí. Três anos depois, em 1960, dom Abel foi transferido para a diocese de Goiás e nomeado administrador apostólico de Jataí no dia 14 de maio. Ele faleceu no dia 24 de novembro de 1966, na Cidade de Goiás.

No dia 8 de maio de 1961, o frei Benedito Domingos Coscia, frade menor capuchinho, foi nomeado o segundo bispo diocesano de Jataí. Até então ele era pároco em Pires do Rio (GO). Ele ficou à frente da diocese por 38 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário