14 de janeiro de 2012

A Festa do Santo Padroeiro


Seguindo um calendário de certo modo paralelo ao calendário litúrgico, as comemorações do padroeiro principal do lugar ou da cidade, transformam em festa a vida da comunidade eclesial. Toda igreja edifício é dedicada ao Senhor, segundo antiquíssimo costume. Por tradição, ao erigir uma igreja, ou fundar uma comunidade cristã, busca-se encontrar para a mesma um titular. Ele é escolhido para ser o intercessor da comunidade junto de Deus. Este será a Santíssima Trindade, ou Nosso Senhor Jesus Cristo sob a invocação de algum mistério de sua vida ou de nome empregado na liturgia; ou o Espírito Santo, ou a Santíssima Virgem Maria, sob algum qualificativo usado na liturgia; ou os Santos Anjos, ou enfim um Santo inscrito no Martirológio Romano (cf. Ritual da dedicação de Igreja, 4).

O certo é que ao edificar uma igreja templo os fiéis procuram as grandes figuras cristãs. O santo padroeiro é comemorado e venerado em comunidade, prestando-lhe um culto solene, para que os fiéis aprendam seu exemplo pelas suas boas obras. É uma forma de evocar o próprio mistério do viver. É a festa que marca o tempo da comunidade. Tem algo de místico, porque celebra a vida. É festa. Festa da igreja Povo de Deus.

A ocasião é um apelo à conversão e oferece através dos ensinamentos, crescimento e amadurecimento à vida da comunidade paroquial. O acontecimento também favorece a interação das pastorais e a aproximação das famílias, na medida em que envolvem todos os seguimentos da comunidade numa dinâmica reflexiva, celebrativa e de confraternização. A Igreja deseja que tal acontecimento sirva para educar os fiéis na vida cristã, ajudando-os a aprofundar e viver com mais autenticidade o que celebram na liturgia.


Na nossa diocese de Jataí as paróquias organizam a festa do santo padroeiro como acontecimento de salvação. Algumas mais criativas outras menos. Para preparar com solenidade a missa da festa a comunidade se expressa através de novenas ou tríduos. Outras expressam a festividade com uma procissão com a imagem do padroeiro. A procissão é uma assembléia litúrgica em caminhada. Manifesta a fé do povo Exercita a piedade dos fiéis e louva a Deus, dá graças ou pede a sua proteção. São várias as expressões da piedade popular que se manifestam nesta ocasião.

O mês de janeiro além de ser o tempo das fortes chuvas e das férias, é o mês de comemorarmos o dia de São Sebastião. Na diocese temos duas paróquias e seis capelas dedicadas a São Sebastião. Com novenas, tríduo, celebrações, visitas, carreatas, procissões preparamos para celebrar a vida desse cristão que foi soldado e viveu no século III. A vida de São Sebastião, não obstante os muitos séculos que dela nos separam, pode iluminar-nos aqui e agora no seguimento de Jesus, suscitando em cada um de nós, em nossas famílias, comunidades e paróquias um novo vigor e um novo impulso para levar adiante a obra que Cristo quer realizar através de sua Igreja.

Pesquisando alguns documentos da nossa diocese de Jataí, encontrei um relato com a data de 20 de janeiro de 1919, que afirma: “grassando com intensidade nos Municípios vizinhos de Jathay a temível epidemia de ‘Gripe Hespanhola’  que tantas vitimas tem feito em outros lugares, ceifando vidas preciosas, o Vigário de Jathay, por occasião da Festa do Glorioso Martyr São Sebastião, no dia 20 de janeiro, dia em que se festejam o glorioso Martyr, fez um voto pelo povo de mandar encomendar a sua imagem quando   a q u i   c h e g asse ,   o   p o v o acompanhado pelo Vigário transportaria a dita imagem em procissão a Igreja Matriz, percorrendo as principais ruas da cidade. Estando de sahida para São Paulo o Sr. Olimpo Toledo de boa vontade encarregou de leva a dita imagem, mandando encama-la. Aqui chegando a 22 de junho o Vigário convidou a todos para a dita transladação no dia 23 as duas horas da tarde, havendo a imagem sahir em procissão  das portas da cidade. Depois de benta a imagem sahiu a procissão em boa ordem acompanhada pela banda de Musica que de boa vontade se prometeu para mais brilhantismo da festividade.  Percorrendo as ruas principais da cidade com fogos entrou a procissão na Capela de Nossa Senhora do Rosário. Cantava os versículos em honra de São Sebastião dada a oração, seguiu logo a benção do Santíssimo Sacramento, encerrando assim o voto feito. É para admirar-se que entrando aqui a epidemia da gripe, entreou Ella com caracter benigno não ceifando vidas preciozas como em outros lugares. Louvor seja dado ao Glorioso Martyr São Sebastião”.(Voto da Parochia de Jatahy ao Glorioso Martyr S. Sebastião. Documento do acervo da Cúria Diocesana de Jataí – GO).

Olhar para nossos irmãos de fé que nos legaram um grande exemplo de devoção a São Sebastião, como na história transcrita, só pode nos fortalecer e firmar em nós as virtudes indispensáveis para o cumprimento dos nossos compromissos batismais. Que o bom São Sebastião invencível atleta da fé, que entregou sua vida, seja o grande farol a nos apontar a estrada certa nestes tempos que, às vezes, nos parecem tão difíceis, nos ajude a viver a “fé nos desafios de nosso tempo”.


Dom José Luiz Majella Delgado - Bispo diocesano de Jataí – GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário